sexta-feira, março 27, 2009

Sonhos a Um Espelho: texto base das sessões de apresentação do livro (II)

Poema 2:
.
Voltar a viver
Apetece-me saltar de tão alto
que voltar ao chão seja impossível.
Apetece-me correr tão rápido
que parar pareça um sonho.
Apetece-me entrar num sono tão profundo
que acordar seja voltar a viver.
.
O segundo capítulo surge, também, informado pelo sentimento de angústia. Ainda assim, nota-se nele uma evolução relativamente ao período anterior. Digamos que as fases apaixonar-se -> rejeição -> desespero evoluem para terminar numa ideia de impossibilidade.
Poema 3:
.
Sentimentos
Nunca conheci a felicidade.
Também não lhe chamo tristeza.
Fico-me pelo tédio;
mas que é uma miséria de tédio, isso é!
.
Este capítulo, intitulado, "Um amor a voar", continua o tema da paixão, que é mantido até agora. Este texto faz parte do percurso de maturação da minha escrita. Por isso o escolhi.
Este poema representa a altura da minha vida em que a poesia parou de ser forma de exteriorizar emoções relacionados com o amor para passar a ser realmente uma veiculo que me permitiu exprimir todo e qualquer sentimento ou emoção.
*
José Pedro Cadima

Sem comentários: