segunda-feira, outubro 08, 2007

"O perfil do candidato"

"Tome-se 250 gramas de bacalhau seco, alho, colorau, azeite e vinagre; desfie-se o bacalhau em pedaços pequenos e polvilhe-se bem com colorau; regue-se de seguida com azeite e vinagre…
Perdão! Tinha na ideia tratar o tema «perfil do candidato» e fugiu-me a esferográfica para a receita das punhetas de bacalhau.
Dizia eu, então, o assunto que me proponho desenvolver nesta crónica é o «perfil do candidato» ou, melhor dizendo, dar uma pequena contribuição metodológica para a questão sempre candente do perfil do candidato ideal; candidato ideal aos mais altos cargos do aparelho de estado mas, também, à liderança de um qualquer partido político ou de uma associação recreativa dos amigos do chinquilho, por exemplo.
Parecendo complexo o processo, é bem simples afinal, como adiante poderão constatar. Tudo está no uso da metodologia adequada. Metodologia, aliás, esta que não apanhará desprevenido quem, labutando num organismo público ou afim, já foi confrontado com a necessidade de abrir concurso de recrutamento de pessoal, impondo-se-lhe, simultaneamente, a obrigação moral de encontrar emprego para uma sobrinha, um afilhado ou outro qualquer aparentado.
Pois bem, a coisa passa-se assim:
1º) tira-se retrato de corpo inteiro do marmanjo ou moçoila que se tem em vista. Convém que seja a cores e o aparelho obedeça aos melhores requisitos em matéria de qualidade de reprodução;
2º) com recurso a material identicamente apropriado, rasura-se o bigode, dá-se-lhe uma tesourada na guedelha, endireita-se-lhe a coluna, eventualmente, veste-se-lhe fato apropriado à função. Pode-se, também, disfarçar a coloração do cabelo e dos olhos e arredondar o formato do nariz;
3º) agita-se tudo muito bem e dá-se-lhe a necessária publicidade, não descurando a oportunidade de uma intervenção na televisão, em horário nobre, ou a convocação de uma conferência de imprensa;
4º) arrebanha-se o primeiro grupo de pacóvios que estejam à mão e encarregam-se os ditos de publicitar o perfil encontrado do candidato.
Aqui está! Tão simples quanto isto. Está encontrado o perfil ideal do candidato para o lugar a preencher.
Obviamente, em razão da relevância do lugar importa fazer crescer o grupo de arregimentados.
Conforme poderá verificar, com um bom uso da metodologia que lhe proponho é bem mais fácil chegar ao perfil do candidato ideal para presidente da agremiação local, para Primeiro-Ministro ou Presidente da Republica e, até mesmo, presidente do PSD."

J. C.

(reprodução integral de crónica do autor identificado publicada no jornal Notícias do Minho de 95/02/18, em coluna regular genericamente intitulada “Crónicas de Maldizer”)

Sem comentários: