segunda-feira, maio 04, 2009

“Fora com os fins-de-semana - II”

“Como indiquei, tenho para mim que o fim-de-semana é a melhor ocasião para avaliar o estado de ânimo e de cultura do comum dos cidadãos e, logo, os grandes desígnios da política cultural dos governos. É, talvez, ocasião única em cada semana. Se não acreditam, experimentem dirigir-se num destes fins-de-semana próximos à zona do Bom Jesus ou do Sameiro e reparem na lixeira em que ficam transformados os largos anexos ao elevador do Bom Jesus e outros lugares de estacionamento, anotem o desprezo pelos outros denunciado pela forma como os carros aparecem aparcados ao longo das vias e áreas envolventes, registem o número de vezes que os automobilistas com que se cruzam não respeitam as prioridades estabelecidas para a circulação automóvel, mudam de direcção sem aviso ou ensaiam ultrapassagens de filas contínuas de veículos.
Mas, grave, grave, que este estado de coisas ameaça estender-se pela semana toda, de segunda a domingo. Imaginem o que é uma semana todinha preenchida com porcaria, excursões, famílias a passear de popó, lixo, carros a atravancar tudo quanto é estrada nacional ou arruamento citadino, porcaria, atropelos aos direitos dos cidadãos e atropelos à integridade física dos cidadãos, e mais lixo.
Nisto, a única coisa que me parece perfeitamente pacífica é que os políticos escolham tais lugares e ajuntamentos humanos para levar por diante as suas campanhas: é tudo uma questão de lixo.”

J.C.
(reprodução parcial de crónica do autor identificado publicada no jornal Notícias do Minho de 94/09/09, em coluna regular genericamente intitulada “Crónicas de Maldizer”)

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro J.C.

Gostei mais desta sua crónica.
Parece-me que poderemos afirmar que a lixeira continua, mas agora deslocou-se para o sopé da serra,mais especificamente para os lados da MacDonald. E começa mais cedo, ou seja, às sextas e caba aos domingos.
Sinais dos tempos...
Mas fiquei em estado de agonia só de imaginar a lixeira e toda a azáfama durante a semana inteira... Ufa, que sorte temos em ter fins-de-semana...E que sorte é os políticos fazerem comícios apenas aos fins-de-semana e feriados...Já viu o lixo que se acumulava?