domingo, agosto 12, 2012

Viagens fora da minha terra (2)

Se nem sempre são fáceis as viagens que faço na minha terra, não surpreenderá que menos o tendam a ser as que faço fora da minha terra, quando não num outro mundo, materializado em hábitos e posturas diferentes daquelas com que estou familiarizado, outras paisagens e outras gentes, outras horas e comidas. Falando da Uberlândia, uma vez mais, aparte as casas “fortificadas” tão comuns, não deixaram de surpreender-me outras realidades que imaginava bem distantes; a saber:
i)            a abundância de gente gorda, há semelhança do que já vira muito mais a norte, neste mesmo Continente, e de moças “de rabo pesado”, algumas bem jovens ainda;
ii)          contraditoriamente, num país tão jovem e a viver um período de tanto fulgor económico, na aparência que tomam as coisas no curto-prazo, pelo menos, a informação de que a taxa de natalidade se situa já abaixo do limiar de reposição de gerações;
iii)        a qualidade de certos equipamentos públicos, como um certo parque urbano (Sabiá) que encontrei, onde, paradoxalmente ou talvez não, se reúnem a certas horas multidões que acompanham miúdos irrequietos e/ou percorrem mais ou menos apressados os trilhos estabelecidos, procurando aligeirar rabos que se sugerem, amiúde, bem pesados;
iv)        a especulação desenfreada que graça com terrenos urbanos e urbanizáveis, para lá do multiplicar dos condomínios fechados e amuralhados que se encontram por toda a parte, na envolvente de uma cidade crescentemente espraiada;
v)          a abundância de aves, umas mais exóticas que outras, bastantes das quais se podem encontrar no seio da própria cidade, e de árvores e vegetação razoavelmente estranha aos olhos de um europeu, mesmo que do Sul;
vi)        a existência entre as árvores de algumas que serão ainda herança jurássica, em razão dos espinhos nos troncos com que se encontram ornamentadas; e, notem, não me estou a referir a arbustos mas, antes, a algumas de considerável porte; e, como última menção,
vii)      o encontro que tive com dois lagartos de considerável porte, um dos quais resolveu interromper-nos a jornada por um número considerável de minutos, posto que, a dado passo, hesitou entre permanecer no trilho que percorríamos ou retornar à floresta vizinha, porventura, menos ensolarada, se é que a presunção que assumo tem cabimento.
A surpresa e o exótico, são, como bem se sabe, a mais das vezes, o que mais leva gente a certas paragens. Sabia-o, embora não tivesse sido esse o motivo principal que me trouxe a este destino. Confesso entretanto que, tanto quanto o exótico, o que me atrai em muitos lugares é o seu oposto, isto é, o que é comum, uma rotina que não seja penosa, a familiaridade com as coisas e as gentes. A jornada vai ainda a meio, todavia. Por isso, há que guardar espaço para mais surpresas e mais exotismo. Assumido o desafio, não há recuo possível!

José Cadima

Sem comentários: