sexta-feira, janeiro 15, 2010

Minha Querida Cláudinha

Tu és uma doçura e esse é provavelmente o maior problema que me colocas. Tento não te magoar, tento dar resposta às tuas expectativas mas a verdade é que eu já não sei (se é que alguma vez soube) passar muito tempo fora dos vários refúgios que fui construindo. Não sou capaz de me proteger um dia inteiro exposto que esteja ao vento, ao frio, ao sol, à chuva, às provocações, à mediocridade, à hipócrisia, ao carreirismo, ao desconforto das muitas coisas de que não gosto. Mesmo quando é menos expectável que a ameaça surja, o espírito de defesa que desenvolvi recomenda-me que me recolha a lugar protegido. E é assim...
Sabendo-te uma doçura, custa-me mais deixar-te entregue a ti mesma e a toda a hostilidade que por aí grassa. Esse é, provavelmente, o nosso maior problema ou, pelo menos, o meu. Por outro lado, não desejo que te convertas no sobrevivente em que me constitui, mesmo porque, por esse caminho, haverias de perder muita da doçura que me atrai em ti. Talvez o escuro, a solidão, a mesquinhez, o vento, a chuva te assustassem menos mas que aconteceria à tua doçura? Prefiro-te assim, mesmo sabendo que a tua doçura é, provavelmente...
Um xicoração,

José Cadima

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Jose Cadima

Tantas cartas de amor.
O professor tem uma vida muito cheia.
Mas acredite as pessoas não são tão doces assim.
Todos têm o seu lado sombrio.
Muitas vezes ele aparece sem dar-mos conta.

J. Cadima Ribeiro disse...

Caro(a) leitor(a),
Obrigado pelo interesse posto nos textos deste jornal de parede. Julgo que saberá distrinçar entre realidade e ficção. O professor que invoca assina "J. Cadima Ribeiro" exactamente para que as personagens não se confundam.
Cumprimentos,

Anónimo disse...

Estar dizer ao Cadima Ribeiro que todas as pessoas possuem um lado sombrio, é mesmo ensinar a doutrina ao pároco.
É de levar pancada que ele é catedrático, e só depois de Economia!
Ver que tem momentos de felicidade dá muita felicidade a quem lhe quer bem, a quem não o inveja (ou à claudinha, claro)...

Anónimo disse...

Cara Leitora

Não seja tão invejosa!... Procure também alguém que não tenha um lado sombrio. Com toda a certeza que encontrará...
Ou será que o seu lado sombrio é facilmente descoberto por quem se aproxima de si?... Aí está uma pergunta a que eu não posso responder, pois não a conheço...
A Cláudinha