quarta-feira, fevereiro 06, 2013

De regresso

Estou de regresso a casa. Até agora, a viagem foi tranquila, como deviam ser todas as viagens.
Encontrei caras conhecidas. Jantei com o meu filho mais velho. Conversámos sobre as suas frustrações e anseios profissionais. Tem emprego, o que é cada vez menos comum nos tempos que correm em Portugal. Encontrei-me com desconhecidos, a realizar viagem de estudo no país.
É curioso como um relatório feito no âmbito do Campeonato Europeu que decorreu em Portugal em 2004 (Euro 2004) já me levou a Gdansk, Polónia, em duas ocasiões, e a Lisboa, para, neste último caso, sobre ele trocar informações com jovens estudantes suíços (de Lugano). Outros estudos levaram-me a outros lugares, mais longe ou mais perto, mas nenhum se revelou de efeitos aparentes tão duradouros quanto este, pese a respectiva natureza claramente exploratória (exploração que foi de um novo campo de trabalho e de um tipo menos comum de dados empíricos, incluindo alguns sobre a vertente turística do evento).
Depois de dois em Lisboa, estou de regresso a Braga e à minha rotina profissional e pessoal. Alegra-me o retorno. Alegrou-me a ausência. Estarei de partida algures no futuro próximo. Estarei de volta, com vontade de regresso, alguns dias depois.

José Cadima

Sem comentários: