quinta-feira, outubro 18, 2012

Palestra "Connections Between Cinema and Literature"

«Palestra "Connections Between Cinema and Literature", por James Ragan 
19 de outubro, sexta-feira, 14h, Auditório do ILCH, campus de Gualtar

Convida-se toda a comunidade a participar na palestra "Connections Between Cinema and Literature", proferida por James Ragan, nome proeminente no mundo da literatura e do cinema.

Este poeta, dramaturgo, guionista e tradutor norte-americano é detentor de vários doutoramentos honoris causa, venceu o Emerson Poetry Prize, foi nomeado oito vezes para o Pushcart Prize e colaborou em filmes de Hollywood como "O Padrinho"

Já viveu em Paris, Praga, Londres, Atenas e Beijing. Para além de ser autor de vários livros de poesia ("In the Talking Hours", "Womb-Weary", "The Hunger Wall", "Lusions", "Selected Poems", "Too Long a Solitude", "The World Shouldering I"), é coeditor de "Yevgeny Yevtushenko: Collected Poems 1952-1990".

Para além do Emerson Poetry Prize, James Cagan foi nomeado oito vezes para o Pushcart Prize. É também membro honorário da Academia Russa de Ciências Naturais.

Por designação do presidente Vaclav Havel, ocupa desde 1992 o lugar de poeta residente da Charles University de Praga. Dirigiu 25 anos o programa de escrita da University of Southern California.

James Ragan colaborou ainda com a indústria cinematográfica de Hollywood, sendo guionista, entre outros, do  filme "The Voyager" (1991). O seu nome está, também, associado a clássicos como "The Godfather" e "The Deer Hunter". Recebeu recentemente o Kieslowski Award de guionismo em Cannes.

A televisão pública eslovaca está a realizar um documentário sobre a sua vida, intitulado "Flowers and Roots", a estrear em 2013. Em 1996, a revista BUZZ considerou-o uma das 100 personalidades mais interessantes de Los Angeles.

Para mais informações: www.ilch.uminho.pt»

(reprodução de mensagem que nos caiu entretanto na caixa de correio electrónico)

Sem comentários: